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Listão pra NÃO RECEBER ligações de telemarketing...
São Paulo cria cadastro
para consumidores não receberem ligações de telemarketing...
O governador de São Paulo, José Serra, sancionou o projeto de lei
478/2008, de autoria do deputado Jorge Caruso, que cria o Cadastro para
Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing de São Paulo e foi
aprovado pela Assembléia Legislativa do estado na semana passada.
Em breve, os consumidores titulares de linhas telefônicas fixas ou
móveis com DDD do Estado de São Paulo que não queiram mais receber
ligações de Telemarketing poderão pedir junto ao Procon do estado que
integrem o cadastro. Não há restrição quanto ao número de linhas a serem
cadastrados por pessoa e, quando quiser, o consumidor poderá pedir para
sair da lista.
Iniciativa semelhante ocorreu no Distrito Federal este ano, onde foi
aprovada pelo governador José Roberto Arruda (DEM) em junho a lei "Não
me Importune", de autoria do deputado Rogério Ulysses (PSB). Inspiração veio dos Estados Unidos Ambas as leis baseiam-se no cadastro Do Not Call, criado em
junho de 2003 nos Estados Unidos e controlado pela Federal Trade
Comission, órgão federal que regula a economia do país. Até o mês
passado, mais de 175,5 milhões de telefones nos EUA já haviam sido
cadastrados. A medida influenciou outras nações a aprovarem leis
semelhantes, como Canadá, Reino Unido e Austrália.
Em São Paulo, o Procon já começou a definir como funcionará o cadastro.
Por enquanto, há estudos para que possa ser preenchido pela Internet e
para que o consumidor autorize quais empresas poderão telefonar. A
partir de 30 dias do cadastramento, qualquer empresa que ligar
oferecendo produtos a integrantes da lista poderá sofrer multas de R$
200 até R$ 3 milhões, de acordo com a gravidade do caso e o porte da
empresa. O PROCON ficará encarregado de divulgar e administrar o
cadastro perante consumidores e empresas.
A Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) repudiou a medida e a
acusou de inconstitucional. Para o PROCON, porém, a medida não
prejudica, mas facilita o trabalho das empresas de telemarketing. "Essas
empresas terão uma informação valiosa que as farão poupar tempo e
dinheiro ao não ligar para essas pessoas, cujos contatos geralmente não
resultavam em vendas", explica Carlos Coscarelli, assessor-chefe da
diretoria executiva do PROCON-SP em entrevista ao Mundo do Marketing.
Segundo ele, o cadastro será constantemente atualizado e disponível no
sistema da entidade, que poderá ser consultado a qualquer momento pelas
empresas. Cadastro será regulamentado nos próximos dias Jorge Caruso, autor da nova lei, também defende a
constitucionalidade e, por meio de sua assessoria de imprensa, discordou
da afirmação que o cadastro provocaria desemprego no setor, já que nem
todos adeririam ao cadastro. Segundo a ABT, o estado emprega 250 mil
operadores de telemarketing. A entidade argumenta que a
auto-regulamentação do setor é a melhor maneira de solucionar o
problema.
Apesar de não manter um registro de reclamações contra ações de
telemarketing, uma vez que não era uma operação ilegal até então,
Coscarelli afirma que na convivência do PROCON com consumidores nota-se
uma insatisfação de muitas pessoas contra possíveis abusos por parte de
operadoras de telemarketing, com ligações em horário impróprio ou na
insistência da venda de algum produto. “O cadastro é uma solução
positiva para esses consumidores insatisfeitos”, explica.
Um decreto deverá ser divulgado pelo Procon nos próximos dias,
detalhando como funcionará o cadastro. As empresas terão de 30 a 60 dias
para se adequar à nova lei. Enquanto isso, alguns deputados federais
tentam emplacar leis semelhantes no Congresso, como Júlio Delgado
(PSB-MG) e Ayrton Xerez (DEM-RJ). Em Alagoas, o "Projeto do Não
Perturbe", uma proposta semelhante do deputado estadual Alberto
Sextafeira (PSB), foi vetado pelo governador do estado, Teotônio Vilela
Filho (PSDB), que a acusou de inconstitucional. fonte: Mundo do Marketing: Publicado em 13/10/2008
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