Ser pobre é ir a lan house e acessar com apenas 25 centavos......

veja todos os voos de drone em

www.Zmaro.tv/Drone

 

 

Mais
acessados

Principal

Modelos de
Documento

Receitas

Resumos
de Livros

 Perguntas e Respostas
 Jurídicas

Idéias para
ficar rico

Dicas gerais

Dizem que

Ser pobre é


Memorização

Curso de Memorização

Memorização:
que dia cai?

Demais
Cursos e
apostilas


Gastronomia

carnes

bacalhau

dicas gerais

microondas

 receitas diversas

Receitas

em vídeo

tudo sobre congelamento

vinhos


Download

delivery

palpites para loteria

simulador keno (bingo)

treine digitação

ringtones de graça

Saiba quais números
mais e menos saem
na MEGASENA


Contato

Fale com o Zmaro
e/ou
PobreVirtual

Site do
Programa Zmaro

Vídeos do
Programa Zmaro
Humor inteligente
de forma descontraída...

Moro em uma cidade do interior de SP, vale a pena ter um GPS? Funciona?
Antes de tudo, um pouco da história:
No dia 23 de agosto de 1499, o navegador italiano Américo Vespúcio acreditava estar navegando pelas costas das Índias, baseado nos relatos de seu colega e patrício Cristóvão Colombo. Levava a bordo de sua caravela um Almanaque – livro que lista as posições e os eventos relacionados aos corpos celestes – que previa o alinhamento da Lua com Marte para a meia-noite daquele dia. Vespúcio esperou até quase o amanhecer para observá-lo. Sabendo que a referência dos dados contidos no Almanaque era a cidade de Ferrara, na Itália, avaliou a diferença de tempo entre as duas observações e, com o valor do diâmetro da Terra já conhecido, pode calcular a que distância se encontrava de Ferrara – sua longitude. Concluiu que não poderia estar nas costas das Índias e afirmou categoricamente que Colombo havia descoberto um novo continente. Foi a primeira pessoa a saber a verdade sobre o Novo Mundo. O nome AMÉRICA homenageou-o e perpetuou esse romântico acontecimento.
O uso de sinais de rádio para determinar a posição foi um avanço significante na navegação. O equipamento para rádio-navegação apareceu em 1912. Não era muito preciso, mas funcionou até que a II Grande Guerra permitisse o desenvolvimento do RADAR – Radio Detection And Ranging – e a capacidade de medir lapsos de tempo entre emissão/recepção de ondas de rádio. Para determinar a posição, mede-se o lapso de tempo dos sinais provenientes de locais conhecidos. Os sinais de rádio são emitidos de transmissores exatamente ao mesmo tempo e têm a mesma velocidade de propagação. Um receptor localizado entre os transmissores detecta qual sinal chega primeiro e o tempo até a chegada do segundo sinal. Se o operador conhece as exatas localizações dos transmissores, a velocidade das ondas de rádio e o lapso de tempo entre os dois sinais, ele pode calcular sua localização em uma dimensão. Ele sabe onde está numa linha reta entre os dois transmissores.. Se usarmos três transmissores, podemos obter uma posição bi-dimensional, em latitude e longitude. O GPS funciona baseado nos mesmos princípios. Os transmissores de rádio são substituídos por satélites que orbitam a Terra a 20.200 km e permitem conhecer a posição em três dimensões: latitude, longitude e altitude.

O SISTEMA G.P.S.:
Global Positioning System (GPS) uma tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, estendida aos civis pelo Presidente Ronald Reagen, em 1980, teve sua origem em 1972, com o projeto NAVSTAR Permite o posicionamento no globo terrestre através de uma constelação de 24 satélitesque orbitam a Terra e utilizam uma tecnologia suficientemente exata para realmente apontar posições em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia. Em utilização no dia-a-dia, as pessoas estão obtendo exatidão nas medidas, por exemplo, topógrafos estão utilizando GPS para fazerem medições com erro de até um centímetro. O GPS foi em primeiro lugar um sistema de defesa projetado para ser inacessível a interferências. Então podemos esperar que seja um sistema bastante robusto.
As aplicações são quase ilimitadas. Algumas bastante óbvias, como veículos de entrega aptos a determinar seus destinos e veículos de emergência agilizados, carros com mapas eletrônicos que instantaneamente mostram o trajeto mais curto e pessoas menos perdidas no mato. O sistema pode localizar objetos em três dimensões, desta forma a navegação aérea se tornou mais precisa, bem como o montanhismo. A tecnologia atual permite que qualquer pessoa possa se localizar no planeta com uma precisão nunca imaginada por navegantes e aventureiros há até bem pouco tempo.
Os aparelhos gps utilizados em navegação de aviões e embarcações, entre outros, indicam um ponto e quão distante você estava dele. Alguns modelos mais avançados permitem que você navege por trilhas ou calcular áreas e os mais modernos desta linha permitem que você tenha uma mapa ao fundo. Funções muito utilizadas para quem tem uma fazenda e quer medir área, ou tem um avião e viajará em linha reta.


fotofox-tmp-image-868f060336125aeda64975542e3dfecafotofox-tmp-image-5faab288f4a460bb1fb2dd9fb2eda68c

Veja acima o visor de alguns destes aparelhos: Uma seta a qual aponta para seu destino. Não mostra aonde virar, existe somente uma linha reta entre dois pontos. Se tiver um rio no meio do caminho o gps vai querer que você pule o rio.
Visto seu potencial inventaram o gps para carrros que é muito diferente do gps de navegação utilizado por embarcações e aeronaves. Este novo tipo tem todo seu funcionamento baseado em um mapa. Ele capta as coordenadas do satelite e localiza o ponto no mapa. Um gps destes não irá funcionar se você for para o meio do mato fazer trilhas pois no mato não tem estrada e provavelmente não estará no mapa. Este modelo de gps não tem uma seta que aponta para o destino, ele funciona calculando as rotas entre ruas e estradas que você deverá seguir. Neste caso o indicado é algum dos modelos mostrados anteriormente utilizados para navegação de aeronaves e embarcações.

fotofox-tmp-image-589b356b2c3ae45f1428d2f22a1fa216 fotofox-tmp-image-9aad7342b67afed1c4c6752332be5225-1 fotofox-tmp-image-94cb72d4b2a2d69f1b1c8d55d92c6ed9-1

Os modelos acima de gps são bem intuítivos e até falam as instruções de que rua virar entretanto como são baseados em mapa, dependem dele. Por isto a maioria dos modelos existentes no mercado funcionam em grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte, ... mas nas cidades menores.... não são todas.
Um mapa nada mais é do que um arquivo de computador desenvolvido por cada empresa de gps que tem a informação de todas as ruas e respectivos sentidos. Um mapa, como a maioria dos dados de computador tem direitos e por isto deve ser comprado da empresa. Cada marca de gps tem um determinado mapa, sendo que o mapa de uma marca não serve em outra.
Já adianto que se você tiver vários aparelhos gps e quiser, ou tiver, que comprar uma nova versão de mapa, vai ter que comprar uma para cada aparelho pois o mapa de um aparelho não funciona em outro. A licença vale somente para um aparelho e não tem como passar para outro.
Em 2002 a tomtom lança o primeiro sistema para navegação de carros - conseguiu 8 milhões de Euros de receita. Posso falar particularmente da marca TomTom a qual em meados de novembro lançou uma nova versão de mapas para o brasil, versão 8.15 a qual funciona perfeitamente para muitas cidades do interior de SP e outros estados.  Se você já tem um TomTom vai ter que desenbolsar pouco mais de 80 euros pelo novo mapa. Se pretende comprar um certifique-se que a versão é esta ou superior, pois caso contrário não terá muita utilidade.
Experimentei o gps pela primeira vez com uma versão anterior do mapa na cidade de São Carlos - SP: Você estava na Avenida São Carlos e o gps mostrava que você estava na episcopal. Quando pedia um endereço ele até que calculava a rota corretamente, entretanto quando você começava a andar, ele entendia que você estava na outra rua e dava instruções erradas. Depois que atualizei o mapa ficou perfeito.
Atualmente existem alguns modelos de celulares, tais como o Nokia N95, que tem receptor gps e um sistema de navegação com mapa semelhante aos gps de carro.
Quando pedir informações sobre quais cidades o gps abrange fique atento ao detalhe: Existem cidades que estão MAPEADAS, outras AUDITADAS:

  • MAPEADAS: No gps existe um mapa da cidade, entretanto ninguem assegurou que as coordenadas, ruas e afins estão corretos. Em uma cidade mapeada o gps pode pegar uma coordenada errada e lhe dizer que você está andando na rua errada, sendo quase impossível de se usar.
  • AUDITADAS: Se a cidade que você mora está nesta lista pode confiar. Isto significa que uma empresa passou pelas ruas da cidade e se certificou que as coordenadas do gps batem com as do mapa. Os sentidos das ruas estão corretos e que você pode navegar com seu gps pela cidade tranquilamente com confiabilidade.

Radares e Pontos de Interesse:
Muitos acham que os aparelhos gps são mágicos e advinham aonde ficam os radares, hospitais, escolas, ... mas não é bem assim. Tal como o mapa, os chamados "Pontos de Interesse" nada mais são que coordenadas que alguem coloca no seu gps.
Quando você quer ir para algum lugar com o gps você pode buscar um endereço, favorito (um ponto marcado por você) ou um Ponto de Interesse que é um arquivo de coordenadas de algo que você pode baixar da internet, entre eles você pode encontrar por exemplo: todos os MC Donalds do Brasil, todos os Frans Café, pedágios ou até mesmo todos radares fixo e móveis em uma cidade, região ou país.
Lembre-se que tanto os arquivos de Pontos de Interesse quando as ruas e estradas contidas nos mapas dependem de atualização. Uma cidade não fica 3 anos sem criar uma rua, um estabelecimento pode abrir, mudar ou fechar. As coisas mudam e por isto você deve constantemente verificar se existem atualizações no mapa e nos pontos de interesse (Procedimento que normalmente é feito automaticamente pelo software que vem junto com o gps para você instalar em seu computador).

Veja o vídeo abaixo uma demonstração de como funciona a navegação com um aparelho gps

Links úteis:

Clique aqui para conhecer mais sobre a TomTom

Clique aqui para ver preços e marcas de gps

Clique aqui para conhecer mais sobre outra marca de gps - a Garmin (em inglês)

veja os vídeos do Programa Zmaro: Humor inteligente de forma descontraída. Acesse www.Zmaro.com.br

 

Clique abaixo para ver um pouco do Programa Zmaro
Humor inteligente de forma descontraída...

 

De grão em grão a galinha enche o bico!!!
Contribua com o PobreVirtual e Programa Zmaro. Curta, comente e compartilhe o Programa Zmaro nas suas redes sociais.
Envie seus resumos, receitas, dicas, provérbios e o que mais tiver para comaprtilhar no PobreVirtual e no Programa Zmaro. Basta acessar
www.pobrevirtual.com.br/fale
Ou se preferir você pode contribuir financeiramente depositanto qualquer valor em qualquer lotérica (Caixa Econômica Federal): agência 1998, operação 013, Poupança número 8155-0, ou veja outros meios em www.Zmaro.tv/doe 
Livros e cursos são caros, me ajude a aprender novas linguagens para lhe ensinar melhor e incrementar este site com várias novidades. Quando você passar em frente a uma lotérica, lembre-se que existe alguém que precisa muito desta(s) moedinha(s), ponha a mão no bolso e perca alguns segundos do seu tempo e faça um depósito. Pegue aquela moedinha que vai acabar caindo do seu bolso e dê um bom destino a ela.