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Programa Zmaro
Humor inteligente
de forma descontraída...
Divulgação de pesquisa: Tendencias da Classe C...
Em uma apresentação informal da pesquisa do DataPopular sobre a baixa renda
que estuda esse target desde 2001 e ainda tem uma parceria com o DataFolha que
já faz mais de 100 mil entrevistas em 180 cidades, foi possível conhecer quais
são as 10 tendências da classe C traçadas por meio de drivers do futuro e pistas
comportamentais . E é bom ficar de olhos bem abertos, pois essa turma – que
ganha menos de 10 salários mínimos (eu me enquadro nela e presumo que vc tbm) –
representa 90% da população brasileira, é responsável por 79% do consumo, atinge
69% do mercado de cartões de créditos, são 86% dos total de internautas no
Brasil e movimentam mais de 760 bilhões por ano. “São milhões de consumidores
com bolso de classse média e cabeça de baixa renda”:
1. Consumo de inclusão: todos querem comprar, mas o alvo é a qualidade e não o
status. Aqui vale a abundância e não a exclusividade como na classe A
2. Acesso e qualidade: valoriza o dinheiro. Uma compra é um investimento.
Portanto, a margem de erro deve ser pequena. Não dá para testar um produto e
depois não gostar e ter que usar até acabar.
3. Capilaridade, aval e segmentação: o ponto de venda deve ser próximo pois
fazem compras a pé e se não tiverem dinheiro sempre pode apelar para o
mercadinho que vende fiado.
4. Redes, dicas e boca a boca: são mais colaborativos e dividem a informação com
a família e os vizinhos. Todos dão dicas de descontos, bons produtos,
atendimento. E o melhor, uma vez conquistados, se mantêm fiéis.
5. Tecnologia, família e invstimento: o computador ocupa o lugar na sala que
antes era só da TV. Representa uma forma maior de conhecimento, entretenimento e
lazer.
6. Educação e cultura: caminho para a ascensão social. Estudar funciona como um
plano de previdência familiar pois melhora a qualidade de vida de todos.
7. Juventude geração C: esse é o nosso futuro. Seremos um Brasil com a cara dos
jovens da atual classe C. Esse jovem tem voz ativa dentro da família. 68% deles
estudou mais que os pais e são super pé-no-chão. Não acreditam em horóscopo,
alma gêmea, ET de Varginha. Não tem tempo para pensar nessas “bobagens”.
8. Identidade e autoestima: valoriza a conquista e enaltece a origem. Aqui vale
a pena prestar atenção na regionalidade, na comunidade e na igreja.
9. Vaidade e beleza: estar bem arrumada é uma forma de diminuir as barreiras
étnicas e sociais. As mulheres gastam em média 50 reais por mês no salão. 89%
afirmam que os cuidados pessoais a fazem se sentir melhores. (ver reportagem
abaixo)
10. Novos papéis e nova família: a relação homem e mulher ganha maiores
contornos nesta faixa de renda. 30% das familias da classe C são chefiadas por
mulheres. A tão desejada igualdade de direitos chega primeiro aqui.
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