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Guia definitivo de como iniciar em Redes Sociais - parte 2

COMEÇANDO COM O FACEBOOK:
Facebook atualmente é um fenômeno global, todos os dias você escuta algo que foi comentado ou postado no facebook, esteja na escola, trabalho ou com os amigos. Pessoas se conectando com pessoas de qualquer lugar do mundo, não só amizades e relacionamentos, mas também algo vital para empresas e marcas também. O Facebook é um recurso GRATIS e virtual para promover as empresas e marcas também. Buscar clientes em potencial, se comunicar e interagir com os clientes existentes. Uma vez que você tenha seguidores você pode anunciar novos produtos, fazer promoções e novidades da empresa.
Sim, sim, o facebook foi criado por jovens que estavam na faculdade! Hoje praticamente todos interagem nesta rede social fazendo amizades, curtindo e compartilhando as mais variadas coisas. Mais de UM BILHÃO de usuários são ATIVOS. Vizinhos estão comentando da viagem que acabaram de fazer, pais estão trocando opiniões sobre a educação dos filhos, amigos de escola estão falando da excursão da escola, um grupo de consumidores esta falando dos problemas que tiveram com uma marca, outros estão falando muito bem, outros estão trocando idéias, ...
Para pequenas empresas o facebook oferece um meio muito conveniente, gratuíto, de buscar e se conectar a clientes em potencial, construir relacionamentos, e construir comunidades para troca de informações e opniões, seja para um negócio que abrange uma cidade pequena ou o mundo todo.
Quando as pessoas “dão um like” em uma página sua no facebook elas compartilham com as pessoas que estão conectadas com elas que você curtiu sua página. Clicar no like é o mesmo que dizer: “Ei amigos, eu gostei desta página.”
Do mesmo modo, quando postam ou comentam algo, a mensagem é espalhada aos amigos e pode facilmente ter um efeito viral, tanto em pequena ou grande escala.
Clicando no Like de uma página você se torna um “amigo” da empresa ou marca e passa a receber as atualizações dela.

Começando uma FANPAGE no FACEBOOK:
Uma fanpage no facebook é como sua página de perfil pessoal, mas ao invés de ter amigos, onde você deve aprovar cada um para poder visualizar o conteúdo que você posta, em uma fanpage qualquer pessoa tem acesso e não precisa de autorização, basta clicar no botão like, ou “gostei”, que você passará a receber todas as atualizações de conteúdo da página.
Em uma fanpage você pode postar atualizações de status, compartilhar links ou páginas, receber comentários. Praticamente bem semelhante a uma página de perfil.
Uma pessoa comum é limitada a 5.000 amigos, uma fanpage não existe limites, mas ao invés de amigos você passa a ter curtidas na fanpage, e quanto mais seguidores, maiores as chances de conseguir mais curtias nos conteúdos que postar e maior engajamento.
Use a fanpage a seu favor! Busque formas para que seus seguidores compartilhem suas postagens. Deste modo os amigos deles passarão a ver seu conteúdo e você passará a ter cada vez mais seguidores e conseqüentemente passará a ter mais engajamento. O facebook valoriza os conteúdos de acordo com o envolvimento dos seguidores. Quando você posta algo e seus seguidores clicam em CURTIR ou COMPARTILHAR, o facebook, de um certo modo, considera que seu conteúdo tem uma relevância maior e da um destaque nas timelines dos seus seguidores.
Se você deseja ter uma boa repercussão de suas postagens, sem utilizar a opção paga do facebook, o engajamento dos seguidores é o caminho.
As fanpages não são para preguiçosos! Não adianta criar e deixar parada. Você deve alimentar e interagir com o retorno conforme for surgindo. Não precisa ser um expert e nem fazer muitos posts por dia, mas você deve sempre ficar de olho no rumo que esta tomando suas postagens, saber se estão compartilhando e curtindo.
Você deve encontrar um “meio termo” e descobrir o quando de conteúdo se público esta disposto a consumir e quais tipos, áreas e assuntos mais dão repercussão, para que sua presença no facebook seja efetiva e obtenha bons resultados.

Como configurar uma FANPAGE no Facebook?
Como o facebook atualiza constantemente seus links, o passo inicial é entrar na ajuda e buscar por “criar uma fanpage” que você será direcionado ao link atual.
Escolha bem qual área define-se sua fanpage e siga os demais passos.
Importante fazer uma pesquisa antes e ver quais nomes parecidos com o que você deseja criar já existem. Faça isto ao menos para conhecer seus concorrentes.
Tanto nomes para sites, fanpagens, usernames e afins, quando se fala em termos de uma empresa ou marca. Ao se pensar no nome da marca já deveria ser pensado em tudo isto. Sempre é bom pensar em algo fácil de guardar e de preferência que não haja possibilidade para ambigüidades, ou nomes parecidos. Uma fanpage com o nome “Aqui Agora” pode ser confundida facilmente com “Aqui e Agora”. Deste modo ao divulgar o nome “Aqui e Agora” os usuários podem se equivocar e acessarem “Aqui Agora”. Pense como seria uma empresa chamada “Brinde e Ecologia”, ao criar o endereço personalizado: www.Facebook.com/brindeeecologia quantos usuários você acha que

iriam buscar por www.Facebook.com/brindecologia,
www.facebook.com/brindeecologia, ...

Depois de criada a fanpage, existe uma área muito importante a ser informada: About (sobre)

O que incluir na área ABOUT:
Nesta área é aonde os usuários vão conhecer sobre sua empresa ou marca. Não é um lugar para vender, mas sim de colocar informações institucionais, mas também não va escrever um romance. Existem algumas informações vitais que devem ser informadas nesta área:
Se sua empresa for local, Certifique-se que sua empresa esta listada como local (local busisness). Então assegure-se de informar o básico, de acordo com cada caso: produtos e/ou serviços oferecidos, faixa de preço, tipo de empresa, opções de pagamento, horário de atendimento, prazos, ...
Estas seriam as informações iniciais que a maioria dos possíveis clientes buscam antes de maiores detalhes de uma empresa.
Se seu negócio é presencial, informe claramente ao cliente quais meios de pagamento aceita, pois dependendo do caso, ele já passa no caixa eletrônico para pegar o dinheiro antes de te visitar.
Se for o caso, inclua endereço, telefone, site e e-mail.
Importante: Informe somente os meios de contato que você utiliza e lê com freqüência pois muitas empresas acham chique falar que tem um e-mail, mas não tem o habito de ler freqüentemente.
Quando alguém envia um e-mail, ou qualquer outra informação por meio eletrônico, subconscientemente pensa que a mensagem já chegou e que o destinatário já leu e esta respondendo. Se disponibilizar um e-mail ou outra opção para atendimento eletrônico coloque junto um prazo médio de atendimento, ou mesmo o horário de atendimento.
No caso de e-mail existem as regras, ou filtros, que permitem responder um modelo padrão de mensagem do tipo “recebemos sua mensagem e estamos trabalhando para responder. O prazo de retorno é de xx horas/dias/semanas”.
Depois preencha informações como Missão da empresa, visão geral da companhia e descrição. Lembre-se de ser sucinto e não escreva novelas. Você esta ai para atrair e não repelir clientes. Então preencha com carinho estas informações, pois aqui você esta falando aos clientes quem é você (ou sua empresa) e o que você esta oferecendo.


continua no próximo post...

Este texto é parte do "Guia definitivo de como iniciar em Redes Sociais"
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